Habitar Portugal

Representa a maior mostra de arquitetura construída de periodicidade Trienal. O projeto mais emblemático e de grande valor pela atualidade , uma vez que seleciona através de um comissariado profissional, as obras construídas no triénio anterior ao da edição e que são representativas para o panorama da arquitetura portuguesa.
Forte campanha de divulgação dirigida a arquitetos numa primeira fase e para o público em geral, numa segunda fase. Conheça o resumo das edições anteriores e solicite-nos mais informação.

O projeto Habitar Portugal é uma iniciativa da Ordem dos Arquitectos cíclica e itinerante que pretende aproximar os cidadãos da arquitetura e em simultâneo divulgar a mais recente Arquitetura Portuguesa, selecionada através de um comissariado designado pelo CDN.
O Habitar Portugal é um levantamento de obras construídas em Portugal, organizado por áreas geográficas e apresentado de 3 em 3 anos.
Os objetivos e o regulamento foram aprovados em Conselho Diretivo Nacional e a 1ª edição do Habitar foi apresentada durante as comemorações do Dia Mundial da Arquitetura 2003.

PRESSUPOSTOS “Habitar Portugal /Patrocinadores”
A proposta subentende a associação de vários patrocinadores ao Habitar Portugal.
Considera a Ordem dos Arquitectos, que a associação de empresas de referência na indústria da construção civil é determinante para a continuidade desta iniciativa de periodicidade trienal permitindo estabelecer as condições essenciais para a concretização dentro dos objetivos comuns, a promoção da qualidade no mercado da Arquitetura.
HABITAR PORTUGAL 2000-2002 - Cordoaria Nacional – Torreão Nascente – CML
Comissário Nacional – ArqºJoão Rodeia
Projeto expositivo – Arqªs Inês Lobo e Cristina Guedes
HABITAR PORTUGAL 2003-2005 - Centro Cultural de Belém
Comissário Nacional – ArqºJosé Manuel Pedreirinho
Projecto expositivo – Arqªs Inês Lobo e Cristina Guedes
HABITAR PORTUGAL 2006-2008 - Marina de Cascais – CMC
Comissário Nacional / Projecto expositivo – Arqº Pedro Gadanho